Não há relato de vítimas até ao momento
Corpo do artigo
Um sismo de magnitude 6.0 foi esta sexta-feira registado na província costeira de Esmeraldas, no Equador, na fronteira com a Colômbia, adiantou o Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional (IGEPN), organismo oficial de monitorização de vulcões e sismos no Equador. O abalo, registado às 06h44 locais (12h44 em Lisboa), causou danos em várias infraestruturas, mas não há relato de vítimas até ao momento.
As autoridades equatorianas afastaram a possibilidade de o sismo poder desencadear um tsunami. Cerca de 20 minutos depois deste terramoto, foi registado um outro, de magnitude 4.1, na província costeira de Guaias, no sudoeste do país.
Segundo a mesma fonte, o primeiro abalo ocorreu a uma profundidade de 30 quilómetros e a 9,31 quilómetros de Esmeraldas, cidade portuária do Equador e capital da província de Esmeraldas, na fronteira com a Colômbia.
Até ao momento, foram reportados danos em infraestruturas em Esmeraldas, bem como cortes de energia em algumas áreas. O Secretariado Nacional de Gestão de Risco indicou que está a avançar na análise da situação.
Relatos de cidadãos indicaram que o sismo também foi fortemente sentido na capital equatoriana, Quito, bem como em Guayaquil, capital da província de Guaias, e também na província Los Ríos, no Equador.
Um sismo com magnitude 6 na escala de Richter é considerado um sismo forte, que pode causar danos significativos em áreas habitadas num raio de até 160 quilómetros em torno do epicentro.
O instituto equatoriano IGEPN adiantou que o segundo sismo em Guaias ocorreu a uma profundidade de 86 quilómetros e a 6,45 quilómetros da área de Samborondon.
O Secretariado Nacional de Gestão de Riscos ainda não informou sobre os possíveis danos deste sismo.
A 16 de abril de 2016, um sismo de magnitude 7.8 afetou sobretudo a província equatoriana de Esmeraldas, tendo-se registado mais de 670 mortos e milhares de pessoas afetadas, além de significativas perdas materiais.
Esse sismo atingiu também a província equatoriana de Manabí, localizada, tal como Esmeraldas, na costa do Equador, mas também afetou outras zonas e foi sentido fortemente, incluindo na capital equatoriana.
O Equador localiza-se no Cinturão ou Anel de Fogo do Pacífico (também conhecido como Círculo de Fogo do Pacífico), uma região geológica onde há uma alta concentração de atividade sísmica e vulcânica, circundando o Oceano Pacífico.
Além do Equador, o Cinturão, que tem a forma de ferradura, abrange um grande número de países, como Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Honduras, Guatemala, México, Estados Unidos e Canadá.
