Não há registo de pessoas afetadas, nem de danos materiais de considerável importância em nenhuma parte do país.
Corpo do artigo
Um sismo de magnitude 6 na escala de Richter foi sentido na segunda-feira na maior parte da Costa Rica, anunciaram as autoridades.
O terramoto ocorreu às 15:51 locais (21:51 em Lisboa), com epicentro nas águas do Pacífico, 12 quilómetros a sul da cidade costeira de Jacó, que integra a província de Puntarenas e está a cerca de 100 quilómetros a sudeste da capital costa-riquenha, São José.
O Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica detalhou, num relatório, que o sismo, com hipocentro a 23 quilómetros de profundidade, foi provocado pelo deslizamento de uma placa tectónica.
A Comissão Nacional de Emergências da Costa Rica (CNE) adiantou que o sismo fez-se sentir em localidades de seis das sete províncias do país, com exceção de Limón, banhada pelo mar das Caraíbas, oceano Atlântico.
A CNE informou ainda que não há registo de pessoas afetadas, nem de danos materiais de considerável importância em nenhuma parte do país.
A Costa Rica encontra-se numa zona do planeta com atividade sísmica frequente, com os habitantes a aperceberem-se de dezenas dessas ocorrências todos os anos, embora a maioria não cause danos materiais.
Em 2019, a Rede Sismológica Nacional da Costa Rica registou 4.602 sismos, com 252 a serem sentidos pela população e 24 a destacarem-se com magnitudes entre 5 e 6,6 na escala de Richter.