Edward Snowden alertou hoje para a existência de uma ameaça global à privacidade, numa mensagem de Natal alternativa emitida pelo Channel 4 britânico.
Corpo do artigo
Snowden, que está refugiado na Rússia depois de ter revelado a existência de uma rede de espionagem eletrónica por parte dos Estados Unidos, foi o convidado deste ano para a "mensagem de Natal alternativa" do Channel 4, que pretende ser o contraponto ao discurso oficial da Rainha Isabel II.
[youtube:WqkpxMrxWkI]
O ex-analista argumentou que os mecanismos de recolha de informação para controlo dos cidadãos narrados pelo escritor George Orwell no romance "1984" «não são nada, comparados com o que existe atualmente».
[youtube:hOlaPGSTSwo]
«Hoje temos sensores nos nossos bolsos, que nos seguem para qualquer lugar para onde formos. Pensem no que isto significa para a privacidade do cidadão médio», afirmou.
«Uma criança nascida hoje crescerá sem nenhum conceito de privacidade. Nunca saberá o que significa ter um momento privado para si, um pensamento que não seja analisado ou registado», sustentou.
Segundo Snowden, «isto é um problema, porque a privacidade é importante», é o que permite às pessoas determinar o que são e o que querem ser.
«Juntos podemos encontrar um melhor equilíbrio, pôr fim à vigilância em massa e recordar ao Governo que, se quer mesmo saber como nos sentimos, perguntar é sempre mais barato que espiar», defendeu.
Segundo o Channel 4, este é o primeiro discurso gravado de Edward Snowden desde que chegou a Moscovo em fuga do Governo dos Estados Unidos, que o acusa de divulgar informação confidencial e roubar propriedade governamental.
A mensagem de Snowden foi emitida uma hora depois da mensagem da Rainha Isabel II (divulgada pela BBC), na qual a monarca instou os britânicos a aproveitarem a época festiva para «fazerem uma pausa» e «refletirem».