O novo balanço das autoridades indica que pelo menos 332 pessoas perderam a vida. A polícia deteve dois dirigentes de oficinas têxteis instaladas no edifício que desabou na quarta-feira.
Corpo do artigo
Cerca de quatro dezenas de pessoas foram resgatadas com vida, esta madrugada, dos escombros do prédio de oito andares que desabou na quarta-feira, enquanto milhares de trabalhadores produziam peças de vestuário para marcas ocidentais.
Elementos das equipas de salvamento alertaram, contudo, que à medida que o tempo passa é mais difícil encontrar sobreviventes presos debaixo dos escombros, na medida em que estarão mais debilitados para gritar por ajuda.
Fonte do exército indicou que pelo menos 2.412 pessoas foram resgatadas com vida desde o colapso, com mais de 1.200 a apresentarem ferimentos.
As autoridades revelaram hoje ter procedido à detenção de dois dirigentes de unidades fabris, num anúncio que surge após a primeira-ministra, Sheikh Hasina, ter prometido que os responsáveis pelo mais grave acidente industrial do país seriam perseguidos e punidos.
«Prendemos Bazlus Samad, presidente da ?New Wave Buttons' e das fábricas ?New Wave Style' e Mahmudur Rahaman Tapash, administrador de uma dessas unidades», indicou o vice-chefe da polícia de Daca, Shyaml Mukherjee, em declarações à agência AFP.
A polícia abriu um processo por "morte por negligência", depois de a primeira-ministra ter dado conta de que os proprietários obrigaram trabalhadores a regressar ao trabalho não obstante as fissuras detetadas no prédio na véspera do desabamento.
O proprietário de todo o edifício ainda está a ser procurado pelas autoridades do Bangladesh.
Sobreviventes do desmoronamento relataram que as fissuras foram verificadas na tarde de terça-feira, mas que dirigentes ordenaram aos trabalhadores que voltassem para as linhas de produção apesar da ordem de evacuação.
O pior acidente industrial da história do Bangladesh e a mais recente tragédia no setor de vestuário do país deu origem a críticas a marcas ocidentais que privilegiam o lucro em detrimento da segurança.
Em novembro, um incêndio numa fábrica têxtil provocou 111 mortos.
No complexo, situado na periferia de Daca, encontravam-se instaladas cinco fábricas.