A Turquia fez descolar hoje um avião de combate F-16 para obrigar a aterrar um avião comercial proveniente da Ucrânia, após um passageiro ter tentado desviar o voo para Sochi, na Rússia, onde se iniciaram os Jogos Olímpicos de inverno.
Corpo do artigo
De acordo com o vice-ministro dos Transportes turco, Habib Soluk, a tentativa de desvio do avião fracassou após o passageiro não ter conseguido entrar na cabine de pilotagem.
Durante esta tentativa, o piloto emitiu um alerta de sequestro, sendo enviado de imediato um F-16 da força aérea turca, que acompanhou o aparelho até ao seu destino.
Num comunicado, o ministério turco indicou que um passageiro, que pretendia desviar o aparelho da sua rota, ameaçou detonar uma bomba. O aparelho, da companhia turca Pegasus, era proveniente de Kharkov, a segunda maior cidade da Ucrânia (nordeste).
O avião acabou por aterrar, como estava previsto, em Istambul, ficando sob tutela das equipas de segurança turcas, acrescentou a nota informativa do ministério.
A comunicação social turca avançou que o passageiro, um cidadão ucraniano, ameaçou explodir uma bomba se o avião, com 110 passageiros a bordo, não alterasse a sua rota em direção a Sochi.