Socorristas perfuram dois terços de túnel para salvar trabalhadores presos na Índia
As equipas de resgate estão a trabalhar para passar um tubo de aço através de pelo menos 57 metros de terra e rocha que separam os trabalhadores da liberdade.
Corpo do artigo
Os socorristas indianos perfuraram dois terços do caminho em direção aos 41 trabalhadores que estão presos num túnel rodoviário que ruiu há 11 dias, avançaram as autoridades locais esta quarta-feira.
"Estou muito feliz por partilhar que 39 metros de perfuração foram concluídos", afirmou Mahmood Ahmad, funcionário do Ministério das Estradas e Caminhos de Ferro envolvido nas operações.
As equipas de resgate estão a trabalhar para passar um tubo de aço através de pelo menos 57 metros de terra e rocha que separam os trabalhadores da liberdade. As escavadoras têm estado a remover toneladas de terra, betão e entulho do túnel em construção no Estado de Uttarakhand, no norte dos Humalaias, desde 12 de novembro, quando uma parte do túnel ruiu.
À entrada do túnel, esta quarta-feira, podem ver-se faíscas a voar enquanto os trabalhadores soldam secções de tubos de metal, com o local rodeado de escavadoras e camiões, descreve a AFP.
"Se não houver bloqueio, esperamos ter boas notícias no final da noite de amanhã. Esta é uma notícia muito feliz para nós, que agora estamos a avançar a um ritmo acelerado", disse Ahmad aos jornalistas no local.
Os esforços de salvamento têm sido lentos e complicados pela queda de detritos e pelas repetidas avarias de máquinas pesadas de perfuração cruciais. Na semana passada, uma grande máquina de perfuração chocou com pedregulhos e a perfuração foi suspensa durante mais de três dias.