
Créditos: Zain Jaafar/AFP
O Exército israelita refere que a presença dos palestinianos no túnel esta manhã foi "uma violação flagrante do acordo de cessar-fogo"
O Exército israelita comunicou esta segunda-feira que abateu quatro palestinianos num túnel em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, e que alegadamente disparam contra soldados de Israel.
Um comunicado militar refere que "quatro terroristas armados saíram de um túnel e abriram fogo contra os soldados", tendo sido abatidos.
Para os militares, a presença dos palestinianos no túnel esta manhã foi "uma violação flagrante do acordo de cessar-fogo" entre Israel e o Hamas.
As Forças Armadas acrescentaram que os militares israelitas continuam a operar na zona de Rafah para localizar e eliminar "os terroristas" que se encontram na rede de túneis de Gaza.
De acordo com a Agência France Presse, membros do Hamas estão "encurralados" nos túneis em Rafah, sob uma parte do território palestiniano ocupado pelo Exército israelita no âmbito do acordo de cessar-fogo em vigor desde 10 de outubro.
A área está localizada perto da passagem fronteiriça de Rafah com o Egito, o único acesso ao exterior para os residentes do território, que estava praticamente fechado desde maio de 2024.
Israel aceitou reabrir a passagem no passado dia 2 de fevereiro, de forma muito limitada.
Apenas cerca de 200 palestinianos de Gaza passaram pela fronteira em ambos os sentidos na última semana, principalmente pessoas doentes ou feridas retiradas de emergência para o Egito, acompanhadas por familiares.
A trégua continua muito frágil com as duas partes a acusarem-se mutuamente de violação do acordo.
