Oito soldados turcos morreram, esta manhã, numa emboscada de rebeldes curdos no sudeste da Turquia, informaram cadeias de televisão.
Corpo do artigo
Segundo as cadeias de informação contínua CNN-Turquia e NTV, o ataque ocorreu em Cukurca (província de Hakkari), na fronteira com o Iraque, e o balanço pode agravar-se, pois há soldados gravemente feridos.
Fontes locais em Hakkari indicaram que foram enviados reforços para a zona onde decorreram os combates.
As fontes referiram um balanço de sete mortos e pelo menos duas explosões numa autoestrada, aparentemente minas comandadas remotamente, à passagem de uma coluna militar.
A 16 de Junho, 13 soldados foram mortos em confrontos com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) na província de Diyarbakir, a mais importante do sudeste da Anatólia, habitada principalmente por curdos. Estas são as perdas mais pesadas para o exército turco neste conflito desde outubro de 2008.
O primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, disse recentemente que o seu governo analisava medidas militares e policiais mais severas contra os rebeldes a aplicar após o mês do Ramadão, no final de Agosto.
O PKK, considerado uma organização terrorista pela Turquia, pelos EUA e pela União Europeia, iniciou a luta armada em 1984. Calcula-se que o conflito tenha causado 45 mil mortos desde então.