O Departamento de Justiça norte-americano está a investigar se a Standard&Poor's reviu em alta, e inapropriadamente, o rating de dezenas de obrigações hipotecárias antes da crise de 2008.
Corpo do artigo
Segundo a edição electrónica do New York Times, que cita fontes ligadas ao processo, a investigação iniciara-se antes de a Standard&Poor's ter reduzido este mês a nota da dívida norte-americana, de AAA para AA+.
E, acrescenta o jornal, não é claro se esta investigação abrange outras agências de notação, designadamente a Moody's e a Fitch, ou se apenas a Standard&Poor's.
A redução da nota da dívida pública americana pela agência de rating levou deputados e membros do Governo dos EUA a questionarem a credibilidade do processo de avaliação da dívida pela agência e a competência dos seus analistas, alegando que erraram nos seus cálculos.
O Departamento de Justiça americano investiga agora se os analistas da Standard&Poor's pretendiam atribuir notas inferiores às obrigações hipotecárias e se poderão ter sido desautorizados pelos executivos da agência, indicam as fontes citadas pelo New York Times.
Se o Governo americano encontrar provas suficientes que apoiem o caso, estas poderão afectar a imagem da agência, que garante que os seus analistas actuam de forma independente.