Milhares de migrantes tentam chegar ao Reino Unido atravessando o Túnel da Mancha, mas são poucos os que completam a viagem. Escondidos num comboio ou debaixo de um camião, há também quem tente fazer o percurso a pé. O caso deste sudanês não é comum.
Corpo do artigo
Abdul Rahman é um sudanês de 40 anos.
Numa noite em que 600 migrantes ilegais tentaram atravessar o Túnel da Mancha, ele terá sido o único, ou um dos poucos, a chegar ao outro lado.
Foi apanhado mesmo no fim da viagem, quase à saída do túnel que passa por baixo do Canal da Mancha. A detenção aconteceu há 2 dias, mas só foi confirmada esta quinta-feira.
A página na internet do jornal Daily Mail conta a história e sublinha aquilo que Abdul teve de ultrapassar: saltou 4 vedações, escondeu-se de 400 câmaras de segurança e atravessou, às escuras, 50 quilómetros do túnel tendo como companhia comboios que passavam, ao lado, a altíssima velocidade.
Um porta-voz do Eurotunnel, a empresa que explora o túnel, explicou ao jornal que o caso, raro e perigoso, está a ser investigado: como é que o sudanês conseguiu chegar tão longe? Normalmente, os migrantes no atravessam a pé todo o túnel e procuram esconder-se, por exemplo, nos camiões.
Entretanto, Abdul Rahman vai ficar em Inglaterra. Está a aguardar julgamento num tribunal onde vai responder pelo crime de "obstrução de instalações ferroviárias".