Um abalo sísmico de magnitude 7,0 na escala de Richter atingiu hoje a costa sudoeste do Japão, informou o centro de Vigilância Geológica norte-americano (USGS). Não há, para já, alerta de tsunami.
Corpo do artigo
Segundo a USGS, o epicentro do abalo registou-se a 160 quilómetros da cidade de Makurazaki, no sudoeste do Japão.
Autoridades japonesas revelaram que o abalo causou vários tsunamis, de pequenas dimensões, que assolaram algumas ilhas nipónicas. Não há contudo registo de danos graves.
Os tsunamis foram observados em várias ilhas, segundo a cadeia televisiva NHK, que cita as autoridades locais, que aconselharam a população a deslocar-se para áreas mais elevadas.
As autoridades temem que os tsunamis maiores possam surgir cerca de uma hora após o abalo sísmico, que se verificou às 20:51 (hora TMG).
As ilhas japonesas estão situadas numa falha das placas tectónicas e que anualmente regista abalos violentos.
O último grande abalo sísmico registou-se em março de 2011, com um tsunami a atingir violentamente a costa norte do Japão. Além de milhares de vítimas e da destruição de comunidades, as águas atingiram o sistema nuclear de Fukushima, danificando três reatores.
O desastre nuclear, o pior desde a tragédia de Chernobyl, em abril de 1986, na antiga URSS, deixou uma vasta área impossível de habitar ou explorar durante décadas.