O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Suíça está já em contacto com as duas partes envolvidas no conflito.
Corpo do artigo
A Suíça está pronta para disponibilizar uma plataforma para o diálogo entre o governo espanhol e a Catalunha sobre a independência da região, avançou esta sexta-feira a Radio Télévision Suisse (RTS).
O Ministro dos Negócios Estrangeiros disse que as autoridades da Suíça estão em contacto tanto com o governo de Madrid como com o governo regional da Catalunha e disponíveis para qualquer pedido de mediação.
"A mediação só pode ser disponibilizada se ambas as partes a requisitarem. A Suíça está em contacto com ambas as partes, mas as condições para a mediação não estão asseguradas neste momento", comunicou um representante do governo suíço.
O governo suíço defende que a situação na Catalunha é uma questão de política interna de Espanha e sublinhou que a Suíça respeita a soberania de Espanha.