O tremor de terra foi registado no sul da ilha a 10 quilómetros de profundidade.
Corpo do artigo
Um sismo de magnitude 6,6 na escala de Richter atingiu esta terça-feira Porto Rico antes do amanhecer, menos de um dia após o outro terramoto ter causar danos nalgumas áreas. O Serviço Geológico dos EUA informou que o sismo atingiu o sul da ilha a uma profundidade de 10 quilómetros.
Não há relato de feridos ou mortos. No entanto, o diretor executivo da Autoridade da Energia Elétrica, José Ortiz, avança que a ilha está sem energia, mas que a empresa está a fazer "todos os esforços necessários para recuperar o serviço, pouco a pouco, embora o objetivo seja para normalizar a situação a partir do meio-dia" (16h00 em Lisboa).
As autoridades não emitiram um alerta de tsunami, contudo, o centro de informação de tsunamis do Pacífico avisou que há a possibilidade de "algumas ondas tsunami".
O sismo de 5,8 registado na segunda-feira em Porto Rico destruiu cinco casas na cidade costeira de Guanica, no sudoeste, e danificou dezenas de outras. O abalo causou ainda pequenos deslizamentos de terra e cortes de energia.
Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).