Sunak quer instituir serviço militar obrigatório no Reino Unido para todos os jovens de 18 anos
A medida será aprovada caso os conservadores vençam as eleições de julho
Corpo do artigo
O Partido Conservador, no poder no Reino Unido, afirmou que irá reintroduzir o serviço militar obrigatório para os jovens de 18 anos. Quando atingirem essa idade, os jovens poderão optar por se alistar nas Forças Armadas a tempo inteiro durante 12 meses ou passar um fim de semana por mês, como voluntários, na sua comunidade durante um ano, de acordo com os planos anunciados no sábado.
O primeiro-ministro, Rishi Sunak, afirmou que o projeto "criará um sentido comum de objetivos entre os nossos jovens e um renovado sentimento de orgulho no nosso país".
"Este novo serviço nacional obrigatório proporcionará oportunidades de mudança de vida aos nossos jovens, oferecendo-lhes a possibilidade de aprenderem competências reais, fazerem coisas novas e contribuírem para a sua comunidade e para o nosso país", afirmou Sunak em comunicado.
Apesar de Sunak ter afirmado que o serviço nacional seria obrigatório, o seu ministro do Interior, James Cleverly, disse à Sky News que não vão haver sanções penais para os jovens que se recusem a participar. No poder desde 2010, os conservadores estimam que esta medida custará cerca de 2,5 mil milhões de libras (2,1 mil milhões de euros) por ano, com os primeiros adolescentes a participarem em setembro de 2025.
Os jovens que optarem por se inscrever para um estágio nas Forças Armadas "aprenderão e participarão em operações de logística, cibersegurança ou resposta civil", explicam os conservadores. O voluntariado poderá incluir a ajuda aos bombeiros locais, à polícia e ao Serviço Nacional de Saúde, bem como a instituições de solidariedade social que lutam contra a solidão e apoiam pessoas idosas e isoladas.