Surpreendente, cómico e fora da caixa. Episódios memoráveis de um presidente cool
Obama está esta sexta-feira em Portugal. O antigo presidente dos Estados Unidos deixou a Casa Branca em 2016, mas em oito anos foi protagonista de momentos tão inusitados como inesquecíveis.
Corpo do artigo
Barack Obama está esta sexta-feira no Porto para participar numa conferência centrada nas alterações climáticas, tema que foi uma das preocupações centrais da sua presidência.
Depois de oito anos na Casa Branca, o legado de Obama é longo, mas ficam também para a história episódios que nenhum outro presidente dos Estados Unidos preconizou.
O carisma e a voz de barítono ajudaram-no por várias vezes a expressar sentimentos através da música, nos bons e maus momentos. Em junho de 2015, por exemplo, cantou "Amazing Grace" no funeral de um pastor assassinando, vítima da violência racial no tiroteio de Charleston.
IN05jVNBs64
Durante a campanha de recandidatura, em janeiro de 2012, cantou "Let's Stay Together" depois de Al Green ter atuado no evento de angariação de fundos.
y6uHR90Sq6k
"Eles achavam que eu não o ia fazer, mas eu disse-lhes que o faria", afirmou depois de entoar os primeiros versos da canção. Sim, Obama fá-lo-ia. Afinal, estamos a falar do presidente que antes de o ser já gritava "yes, we can!" com a maior das convicções.
Outra coisa que Obama consegue fazer? Dançar. Provou-o ao som de um tango num jantar organizado pelo presidente da Argentina durante uma visita oficial ao país, em 2016.
TBQWMUj7e2A
Sem medo de rir de si mesmo, Barack Obama parecia sentir-se como peixe na água no jantar anual da Associação dos Correspondentes da Casa Branca, uma tradição a que Donald Trump pôs termo.
Em 2013, o presidente dizia aos jornalistas presentes no jantar que um segundo mandado exigia mudanças, algo novo. E se passasse a usar uma franja igual à da primeira-dama?
Juntos em quase todos os eventos públicos, a relação entre Michelle e Barack Obama transmitia uma imagem de cumplicidade. Mostravam-no nas pequenas coisas, por vezes em gestos habituais para o norte-americano comum, mas nunca antes vistos num casal presidencial.
Em 2012, por exemplo, foram 'apanhados' pela 'Kiss Cam', a câmara que filma casais na plateia de grandes eventos desportivos, como, neste caso, um jogo da seleção olímpica de basquetebol. Encorajados pela filha, Malia, não desiludiram o público.
Amor por Michelle, amizade por Joe Biden. Em 2016 Obama até fez ao seu vice-presidente uma pulseira. O BFF partilhou uma fotografia do presente no 55º. aniversário de Obama. "Um irmão", escreveu.
761253705341480962
Fazer uma pulseira era uma das cinco coisas mais difíceis de fazer do que um registo para votar nas eleições, enumeradas pelo presidente norte-americano numa campanha nada institucional.
5eE7Da_6AMM
À vontade para brincar, Obama demonstrou várias vezes ter jeito para crianças. Uma das fotografias mais icónicas da governação foi tirada quando Jacob Philadelphia, de cinco anos, disse que gostava de saber se o seu cabelo era igual ao do chefe de Estado. "Porque não lhe tocas e vês por ti próprio?"
A fotografia tirada pelo lusodescendente Pete Souza ficou durante oito anos pendurada na ala Oeste da Casa Branca.
Poucas foram as vezes em que faltou a Obama paciência. Durante uma entrevista à CNBNC, em 2009, matou uma mosca teimosa com a própria mão. Implacável, mas com classe.
45j8CtSm50U
Quando, em 2011, os Republicanos levantaram uma polémica nacional ao insinuar que Obama não teria nascido nos Estados Unidos, pelo que não poderia ser presidente, a resposta foi esta:
"Vou mostrar-vos o vídeo oficial do meu nascimento", disse num jantar de correspondentes da Casa Branca, antes de passar o famoso clip do filme "O Rei Leão" no qual o futuro rei da selva é exibido perante os súbditos.
2bqEn8AXzJ4
"Sou um presidente cool", garantiu, Obama a Jerry Seinfeld. Sem nunca saírem dos terrenos da Casa Branca, o humorista deu boleia ao então presidente num Corvette Stingray de 1963 para tomarem café juntos em "Comedians In Cars Getting Coffee".
UM-Q_zpuJGU
Já a ex-primeira-dama partilhou o carro com James Corden num episódio de Carpool Karaoke. Falaram sobre tostas de queijo e cantaram músicas de Sevie Wonder e Beyonce.
ln3wAdRAim4
As participações de ambos no programa de Ellen DeGeneres foram tantas que a humorista compilou os melhores momentos, incluindo dança, flexões, compras de supermercado e uma declaração de amor de Barack a Michelle.
dCsr0CNqB3g
Obama também aceitou o convite do chef Anthony Bourdain, falecido no passado mês de junho, para jantar num restaurante no Vietname. Sentados em bancos de plástico, comeram noodles e pagaram cinco euros, ou melhor, Bourdain pagou, já que foi quem convidou.
https://www.facebook.com/AnthonyBourdain/posts/1148590505204140:0
E terminada a carreira presidencial? Stephen Colbert deixou uma série de dicas para melhorar Obama o CV.
aRQLU3IwNYs