
Reuters
O presumível autor dos crimes de Toulouse e Montauban recusou efetuar um ataque suicida planeado pela Al-Qaeda, mas aceitou «uma missão geral para cometer um atentado».
Corpo do artigo
Em declarações à cadeia de televisão privada TF1, Claude Guéant referiu esperar que Mohamed Merah, um francês de origem argelina, se entregue «rapidamente» às forças de segurança, que cercaram o apartamento onde foi detetado.
Merah, 23 anos, está fortemente armado no seu domicílio, situado no primeiro andar de um edifício de cinco andares na rua Sergent Vigné, em Toulouse, que já foi evacuado e está rodeado por agentes dos corpos de elite da polícia francesa.
De acordo com agências internacionais, a iluminação pública de toda a zona foi cortada ao início da noite.
A decisão poderá ser uma antecipação de um assalto ao apartamento de Merah, que previamente tinha admitido render-se às autoridades.
«Disse que se vai entregar em breve», indicou o ministro, para acrescentar que o presumível assassino quer render-se «durante a noite».
As condições da sua detenção «ainda estão a ser discutidas», precisou Claude Guéant.
Entretanto, a televisão TF2 emitiu um vídeo amador, gravado há cerca de ano e meio, onde Mohamed Merah aparece a conduzir um carro e a falar para a câmara.