Suspeito de matar a tiro cinco vizinhos no Texas capturado após quatro dias de fuga à polícia
Caça ao homem envolveu 250 agentes de várias forças de segurança. Entre as vítimas mortais está uma criança de 9 anos.
Corpo do artigo
Um homem de 38 anos foi detido esta terça-feira após vários dias em fuga à polícia depois de ter matado cinco pessoas, incluindo uma criança, no estado do Texas.
O suspeito de nacionalidade mexicana, Francisco Oropeza, terá atacado os vizinhos que moravam na casa ao lado depois destes lhe terem exigido que parasse de disparar a sua arma AR-15 no jardim de casa, às 23h30, uma vez que estava a acordar um bebé.
Cinco pessoas com idades compreendidas entre os 9 e os 38 morreram e pelo menos outras cinco ficaram feridas. Duas crianças sobreviveram. Foram encontradas num quarto, em estado de choque, debaixo dos corpos de duas mulheres mortas.
O tiroteio ocorreu na passada sexta-feira na pequena localidade de Cleveland e desde aí o homem estava em fuga à polícia.
A caça ao homem envolveu mais de 250 agentes de várias forças de segurança, assim como drones e cães, incluindo numa floresta a alguns quilómetros do local do tiroteio.
"O suspeito está sob custódia policial", afirmou o xerife Greg Capers em conferência de imprensa esta terça-feira à noite (manhã de quarta-feira em Portugal), citado pela AFP. "Estava escondido num armário de uma lavandaria."
A detenção só foi possível graças a uma chamada de alerta para o FBI, depois deter sido oferecida uma recompensa de 80 mil dólares por informações que levassem à captura de Francisco Oropeza.
As vítimas mortais são naturais das Honduras, mas apenas uma terá entrado no país de forma ilegal, ao contrário do que que afirmou o governador republicano do Texas, Greg Abbott, sendo mais tarde forçado a pedir desculpas públicas.
Já Francisco Oropeza tinha sido deportado quatro vezes para o México, de acordo com as autoridades de imigração dos EUA, a última das quais em janeiro de 2012.