Dois cidadãos não canadianos, que tiveram apoio da al-Qaeda no Irão, foram hoje acusados de planear um atentado em Toronto, anunciou a televisão pública canadiana, CBC.
Corpo do artigo
A polícia canadiana tinha anunciado hoje a desarticulação de um alegado grupo terrorista que planeava realizar um atentado num comboio de passageiros.
As autoridades revelaram depois, numa conferência de imprensa, que os dois detidos, Chiheb Esseghaier e Raed Jaser, residentes em Montreal e Toronto, foram acusados de «conspirar um ataque terrorista» contra um comboio.
Não foi revelada a nacionalidade dos detidos, sabendo-se apenas que não são canadianos, nem o objetivo do ataque, embora vários meios de comunicação social tenham indicado que o plano era atingir um comboio que une Toronto e Nova Iorque.
Sobre a ligação à al-Qaeda, a polícia especificiou que ambos receberam «apoio e instruções», mas rejeitou qualquer ligação direta com o regime iraniano.
A polícia canadiana sublinhou que os dois detidos, que terão de se apresentar na segunda-feira em tribunal, estavam a ser vigiados desde agosto de 2012 e, por isso, afastou qualquer cenário de «perigo iminente».