Na Grécia, o partido anti-austeridade Syriza mantém-se à frente das intenções de voto na Grécia para as legislativas antecipadas de 25 de janeiro com uma vantagem de 3 a 4,5 pontos percentuais sobre os conservadores da Nova Democracia (ND), revelam as últimas sondagens.
Corpo do artigo
Um estudo realizado entre 11 e 12 de janeiro pelo instituto Rass e hoje publicada no diário Efimerida ton Syntakton concede ao Syriza 30,2% dos votos, contra 27,25% para a ND, do primeiro-ministro Antonis Samaras.
A diferença é quase igual à última sondagem do mesmo instituto divulgada a 04 de janeiro e que creditava a formação de esquerda com 30,4% contra 27,3% para os conservadores.
Segundo a sondagem de hoje, o partido de centro-esquerda To Potami (O rio) garante o terceiro lugar com 5,8%, seguido dos neonazis da Aurora Dourada com 4,8% e do Partido Comunista (KKE) com 4,4%.
Atrás surge ainda o social-democrata Pasok, que integra a coligação governamental, com 3,6%. Abaixo dos 3%, a barreira mínima para garantir representação parlamentar, surgem os nacionalistas Gregos Independentes (2,7%) e o Movimento dos socialistas democráticos, partido recém-fundado pelo ex-primeiro-ministro George Papandreou (2,3%).
A percentagem de eleitores indecisos, ou que optam por votar em branco ou abster-se, situa-se nos 13,2% contra 15,2% no anterior estudo.
Apesar de o partido surgir à frente das sondagens, o seu líder Alexis Tsipras não surge como o candidato preferido ao cargo de primeiro-ministro, sendo apoiado por 33,8% dos gregos, face aos 35,1% que optaram pelo atual primeiro-ministro.