Abdul Ali Mazari era um destacado líder da minoria Hazara, perseguida pelos taliban.
Corpo do artigo
Os taliban fizeram explodir a estátua de um líder xiita que lutou contra os taliban na guerra civil nos anos 1990. A agência Associated Press mostra fotos da estátua destruída de Abdul Ali Mazari, que foi morto pelos extremistas em 1996.
14041365
Abdul Ali Mazari era um destacado líder da minoria Hazara, perseguida pelos taliban, e foi declarado mártir nacional em 2016, mais de duas décadas depois de os taliban terem declarado que morreu num tiroteio a bordo de um helicóptero.
#Taliban have allegedly damaged the statue of Hazara leader Abdul Ali Mazari in Bamiyan, whom they killed back in 1995.https://t.co/GB40KIdX3Q
- IndiaToday (@IndiaToday) August 18, 2021
14041576
A estátua estava na província de Bamyan, no centro do Afeganistão, onde os taliban destruíram, em 2001, duas grandes estátuas de Buda, cravadas na pedra, por as considerarem "não-islâmicas".
As estátuas tinham mais de 1500 anos.
14041605
"Não temos a certeza de quem explodiu a estátua, mas há diferentes grupos taliban presentes aqui, incluindo alguns... que são conhecidos pela sua brutalidade", declarou um morador à AFP, pedindo para não ser identificado.
Outro residente, que pediu apenas para ser identificado como Zara, revelou que um grupo de combatentes taliban usou uma granada projetada por foguete para destruir a peça histórica na terça-feira. "A estátua está destruída, e as pessoas estão tristes, mas também assustadas", disse Zara.
* Atualizada às 13h28