Os talibãs anunciaram que os três ataques coordenados em Cabul e em três outras províncias do país marcam o início da «ofensiva da primavera».
Corpo do artigo
Zabihullah Mujaheed, porta-voz do movimento talibã, afirmou num telefonema para a agência France Presse em Cabul que os ataques são uma mensagem para o governo afegão e os seus aliados ocidentais.
«A administração de Cabul e as forças invasoras disseram há algum tempo que os talibãs não eram capazes de lançar uma ofensiva na primavera. Os ataques de hoje são o princípio da nossa ofensiva da primavera», disse.
Três ataques coordenados visaram hoje a capital do Afeganistão, incluindo o Parlamento e o bairro das embaixadas, e instalações governamentais ou da polícia em três outras províncias.
Em Cabul, onde os ataques começaram ao princípio da tarde, as trocas de tiros entre as forças de segurança e os atacantes prosseguiam a meio da tarde, segundo agências internacionais.
Até ao momento, as únicas informações sobre vítimas indicam que cinco pessoas ficaram feridas e um dos atacantes foi morto.
Pouco depois dos primeiros ataques na capital, vários bombistas suicidas entraram em edifícios governamentais na província de Logar, vizinha de Cabul, registando-se intensos tiroteios.
No sul do país, também na mesma altura, um atentado suicida no aeroporto de Jalalabad fez vários feridos. A polícia conseguiu impedir quatro bombistas suicidas de entrar no aeroporto, mas dois deles conseguiram acionar os explosivos que transportavam.
Um outro ataque registou-se em Gadez, capital da província de Paktika (sul), quando um grupo de talibãs atacou um centro de treino da polícia, fazendo vários feridos.