Nova lei foi aprovada por unanimidade no parlamento escocês. Autoridades concelhias têm dois anos para implementar novas medidas
Corpo do artigo
A Escócia vai tornou-se o primeiro país do mundo a disponibilizar gratuitamente produtos de higiene íntima feminina para todos.
Segundo a Lei dos Produtos para Período, aprovada no parlamento escocês por unanimidade esta terça-feira, as autoridades locais passam a ter um dever legal de assegurar que tampões e pensos higiénicos estejam disponíveis para "todos aqueles que precisem deles" de forma gratuita.
Caberá aos 32 concelhos do país decidir que medidas concretas vão pôr em prática para implementar a lei nos próximos dois anos, garantindo que os seus habitantes passem a ter acesso a este tipo de produtos facilmente e com "razoável dignidade", escreve a BBC.
O projeto de lei foi apresentado pela deputada trabalhista Monica Lennon, que desde 2016 tem como principal bandeira a luta contra a pobreza.
O objetivo das novas regras é combater a chamada 'pobreza do período', termo usado para descrever todos a situação de todos aqueles que, por terem baixos rendimentos, não conseguem comprar produtos de higiene íntima adequados.