Os últimos dados foram recolhidos a meio da tarde e indicam uma ligeira descida da taxa de participação dos franceses.
Corpo do artigo
São os dados mais recentes sobre a taxa de participação dos franceses na primeira volta das eleições presidenciais, avançados pelo Ministério do Interior de França.
Às 17h (16h em Lisboa), 69,42% dos eleitores tinha exercido o seu direito de voto, uma taxa que é ligeiramente inferior à que foi registada à mesma hora na primeira volta das eleições presidenciais de 2012, e que foi de 70,59%. Neste ano, o dia de eleição terminou com uma taxa de participação total de 79,48%.
A taxa de abstenção neste primeiro turno deve variar entre os 20% e os 23%, de acordo com estimativas de vários institutos.
De manhã, o cenário era o oposto, ou seja, a taxa de participação atingia os 28,54% às 10h (9h em Lisboa), uma ligeira subida em relação a 2012 (28,29%), indicou o Ministério do Interior francês.
TSF\audio\2017\04\noticias\23\joao_francisco_guerreiro_taxa_participacao_autarca_pt_paris
As sondagens mais recentes, divulgadas na sexta-feira, colocam Emmanuel Macron (centro) à frente de Marine Le Pen (extrema-direita), com 24% e 22% respetivamente, e Jean-Luc Mélenchon (esquerda) e François Fillon (direita) empatados com 19%.
Quatro horas após a abertura das urnas, todos os candidatos já votaram. As assembleias de voto encerram às 20 horas em Paris e nas grandes cidades, fechando uma hora mais cedo nas outras localidades.
A segunda volta das presidenciais francesas está marcada para 7 de maio.