Um homem de mota tentou impedir que o camião avançasse sobre a multidão. Os taxistas ajudaram a procurar pessoas e os hóteis abriram portas. Pelo Facebook uma mãe reencontrou o filho, bebé.
Corpo do artigo
Logo a seguir a um camião ter atropelado uma multidão na Promenade des Anglais, vários hóteis começaram a oferecer ajuda nas redes sociais, através da ashtag #PortesOuvertesNice (portas abertas em Nice, numa tradução literal). A iniciativa foi igual à que aconteceu em Paris, após os atentados em novembro. Com as autoridades a pedirem às pessoas para procurarem um lugar seguro, os hóteis abriram as porta e começaram a ficar cheios com gente à procura de proteção. Quem não conseguia chegar a casa ou ao hotel onde estava alojado acabou por ficar no primeiro que encontrou.
753756460882989060
Com o caos que se gerou em Nice a generosidade dos taxistas foi determinante para que muita gente pudesse chegar aos hospitais, à procura de familiares ou amigos. Testemunhas partilharam nas redes sociais o esforço dos taxistas, e também da Uber, para transportar, de graça, muitas pessoas que precisavam de air da Promenade, onde aconteceu o ataque com o camião.
753727514363691008
Quando o camião avançou sobre a multidão muita gente, procurando fugir, acabou por se perder das pessoas com quem estava. Uma mulher, no meio da confusão, ficou sem saber onde estava o filho, um bebé de apenas meses. Os amigos correram para o Facebook lançando um apelo: se viram este bebé contactem.
https://www.facebook.com/rebeccaj.boulanger/posts/10157440372240144
Vários amigos partilharam o apelo na rede social. A história acabou com um final feliz. Uma mulher (não identificada) entrou em contacto com um dos amigos da mãe do bebé e disse que tinha encontrado a criança.
https://www.facebook.com/rebeccaj.boulanger/posts/10157440756090144
"Numa noite tão horrível é um milagre que após as partilhas no Facebook ele tenha sido encontrado", escreveu uma das amigas que tinha partilhado imagens da mãe e do bebé.
O herói que morreu a tentar salvar toda a gente
Após olhar com mais atenção para as imagens do ataque de camião na avenida marginal de Nice, as autoridades perceberam que um homem tentou evitar o desfecho, a morte de, pelo menos, 84 pessoas.
É possível perceber num vídeo que está a circular nas redes sociais, e que chegou aos meios de comunicação social de vários pontos do mundo, um homem, de mota, que tenta chegar à porta do camião e impedir que o motorista continue em direção às pessoas.
753978480124100608
O condutor, que se sabe agora que era Mohamed Lahouaiej-Bouhlel, apercebeu-se e guinou para a esquerda, abalroando o homem da mota. Não há informações confirmadas sobre o que aconteceu ao homem, mas fontes não oficias dizem que acabou por ser esmagado e morreu.