Teerão não tem «atualmente» projeto de construção de navios e submarinos nucleares
O chefe do programa nuclear iraniano, Fereydoun Abbassi Davani, declarou hoje que Teerão não tem o projeto de construção de navios e submarinos nucleares, mesmo que o Irão tenha capacidade de o fazer.
Corpo do artigo
«Nós não temos atualmente plano nesse domínio», disse Abbassi Davani, segundo a agência noticiosa Isna. «Mas nós temos capacidade de conceber tais reatores para os navios», acrescentou.
«Se tal for necessário e o Governo decidir, nós não temos problema em ir para tais sistemas e tecnologias», disse também o responsável iraniano.
Nas últimas semanas, vários deputados anunciaram que o parlamento iraniano preparava um projeto de lei para solicitar ao Governo a construção de navios e reatores nucleares face a sanções económicas internacionais.
O enriquecimento de urânio é o principal assunto de discórdia entre o Irão e as potências do grupo 5+1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha), que retomaram negociações em abril último após 15 meses de interrupção, sem, todavia, conseguirem um avanço.
O Irão produz urânio enriquecido a 20 por cento para combustível do seu reator em Teerão oficialmente destinado à investigação e a fins médicos no tratamento de doenças de cancro.
Os países ocidentais acusam o Irão, no entanto, de pretender fabricar a arma atómica.