Interferência elétrica do aparelho deitou abaixo os serviços de internet de uma vila do País de Gales
Corpo do artigo
Todos os que vivem em Aberhosan, uma vila perto de Machynlleth, no País de Gales, passaram 18 meses sem ter internet todas as manhãs, a partir das 7h. Após mais de um ano com este problema, a Openreach, empresa que fornece a internet, viu-se obrigada a encontrar a causa. E revelou, na terça-feira, que se deveu a uma interferência elétrica provocda por uma velha televisão, em segunda mão.
Michael Jones, o engenheiro local da Openreach, passou meses a tentar descobrir a origem do problema e chegou mesmo a substituir todos os cabos da vila e arredores.
"Usando um dispositivo chamado Spectrum Analyzer andámos para cima e para baixo, sob chuva torrencial na vila, às 6h da manhã, para ver se encontrávamos o ruído elétrico. O nosso dispositivo captou uma grande explosão de interferência na vila", explicou Michael Jones, no blogue da Openreach.
O fenómeno que esteve na origem do problema é conhecido por SHINE (ruído de impulso único de alto nível), e acontece quando um aparelho emite interferência elétrica que tem impacto no serviço de banda larga.
"Às 7h de todas as manhãs, o dono da televisão ligava o seu aparelho antigo. Como podem imaginar, quando dissemos isto ao morador, ele ficou mortificado com o facto de a sua velha TV em segunda mão ser a causa dos problemas de banda larga de uma vila inteira e, imediatamente, concordou em desligá-la e não usá-la novamente", contou o engenheiro local da empresa.
A vila terá internet por fibra ótica ainda este ano.