Pela segunda vez esta semana, a televisão da Coreia do Norte transmitiu um documentário a enaltecer as qualidades do novo líder, King Jong Un, que faz anos este domingo embora não se saiba ao certo quantos.
Corpo do artigo
Kim Jong Un, o génio dos génios em questões militares.
O mérito é atribuído pelo próprio pai, King Jong Il, que o descreve num documentário transmitido este domingo pela televisão norte coreana, dia em que o novo líder do regime faz anos.
No vídeo, que não faz qualquer referência ao aniversário, Kim Jong Un aparece a conduzir um tanque e a dar ordens militares e soldados norte coreanos a saltar de alegria ao ver o jovem general a aproximar-se.
Este é o segundo documentário no espaço de uma semana a elogiar as capacidades do novo líder que hoje faz 28 ou 29 anos. É que apesar de ser consensual que 8 de Janeiro é o dia do nascimento, no Ocidente não se sabe bem ao certo em que ano nasceu, se em 1982 se em 1983.
Promovido a general pelo pai em Setembro de 2010, a Kim Jong Un não se conhece qualquer experiência militar mas no vídeo é dito que o jovem escreveu uma tese sobre estratégia militar aos 16 anos e que é a "cara chapada" do pai em termos de personalidade e capacidade de liderança.