Pedras de gelo com o tamanho de bolas de ténis partiram janelas e danificaram árvores e estruturas.
Corpo do artigo
Uma tempestade de granizo deixou pelo menos 110 pessoas feridas na região de Veneto, no norte de Itália, desde de quarta-feira.
A imprensa italiana escreve que os serviços de emergência responderam a mais de 500 ocorrências. Além da resposta aos feridos, as autoridades foram chamadas para remover das ruas de ramos de árvores, partes de telhado e vidros de janelas partidos.
Grandine..ma quella seria però pic.twitter.com/bGfPzhWGv9
- Mario 'e picone (@mimanda_picone) July 19, 2023
Há ainda uma vítima mortal relacionada com a tempestade. Um homem de 53 anos morreu quando circulava de bicicleta, ao ser atropelado pela mulher que seguia atrás dele e que terá perdido o controlo da viatura devido ao granizo na estrada.
Brianza ... Seregno ... tetti scoperchiati !!! #temporali #grandine @PozziAlessia tutto ok ? pic.twitter.com/FuNoZk4XjZ
- Gio Gio (@ilGioMB) July 21, 2023
Citado pelo jornal La Repubblica, O autarca da região de Veneto, Luca Zaia, afirma que caíram pedras de gelo com mais de 10 centímetros de diâmetro.
Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional o granizo com estas dimensões podem cair do céu a velocidades entre 70 e 160 km/h.
Maltempo in Lombardia: nubifragi e grandine record a Saronno, nel Mantovano e nel Varesotto https://t.co/UWnS20zQiN
- Corriere della Sera (@Corriere) July 21, 2023
Itália continua afetada pelo anticiclone Caronte - o barqueiro que transportava as almas para o inferno de Hades na mitologia grega - que está a provocar uma onda de calor com temperaturas nunca antes vistas.
Há mais de 20 cidades em alerta vermelho e máximas de 45 ºC em algumas partes do país.