Tempestade Pia: Reino Unido sob alerta amarelo com escolas encerradas e viagens desaconselhadas
Apesar dos impactos da intempérie, não há registo de feridos.
Corpo do artigo
O Reino Unido está sob alerta devido à passagem da tempestade Pia até às 21h00 desta quinta-feira. As autoridades encerraram várias escolas e emitiram um apelo à população para evitar viagens, uma vez que pode haver condicionamentos e atrasos, tanto nas viagens aéreas como por terra.
TSF\audio\2023\12\noticias\21\emanuel_nunes_londres_tempestade_pia
O norte de Inglaterra e a Escócia têm sido as regiões mais afetadas, sendo que já foi registada uma rajada de 185 km/h nas montanhas escocesas.
Nas ilhas Shetland, as escolas não abriram e quase todo o Reino Unido está sob aviso amarelo, sobretudo por causa do vento. Há registo de telhados danificados, árvores caídas e problemas na circulação de comboios e também em várias estradas.
Foi suspenso o tráfego de ferries de e para as ilhas escocesas, impacto que também se sente em alguns aeroportos. Só a British Airways cancelou perto de 20 voos domésticos e europeus.
Cerca de 40 mil casas ficaram sem luz, mas mais de metade já têm novamente eletricidade. Apesar dos impactos da intempérie, não há registo de feridos.
Batizada com o nome Pia pelo serviço meteorológico dinamarquês, a tempestade dirigi-se agora para leste.
Na Dinamarca, Alemanha e Polónia foram acionados avisos laranjas e vermelhos.