O furacão Ingrid e a tempestade Manuel continuam a afetar todo o México, com ventos e chuvas fortes. O último balanço indica 48 mortos e mais de 230 mil pessoas afetadas.
Corpo do artigo
É a primeira vez que o México é atingido em duas frentes por duas tempestades, indica a agência France Presse. O furacão Ingrid atingiu essencialmente a costa norte do Golfo e a tempestade tropical Manuel varreu a costa do Pacífico atingindo a popular estância balnear de Acapulco.
Apenas três dos 32 estados mexicanos não foram atingidos. Os outros foram devastados por inundações, fortes chuvas e ventos, deslizamentos de terra e subida das águas, danificando casas e tornando muitas estradas intrasitáveis.
[youtube:d7P4EpqCxuM]
O último balanço oficial das autoridades indica que pelo menos 48 pessoas morreram, 230 mil foram afetadas e há milhares de desalojados. O presidente mexicano Enrique Peña Nietoa deslocou-se ontem à estância balnear de Acapulco, onde se encontram 40 mil turistas, nacionais e estrangeiros.
De acordo com a Proteção Civil mexicana, o número de vítimas «é ainda provisório» porque as operações de resgate estão a decorrer. Militares do Exército participam nas operações, sobretudo junto das populações que ficaram desalojadas.