
Epicentro do sismo ocorreu na cidade de Bozkurt, em Denizli.
Corpo do artigo
Um terramoto de magnitude 6,0 atingiu, esta quinta-feira, o oeste da Turquia, causando alguns feridos ligeiros e danificando inúmeras casas.
O sismo teve o seu epicentro na cidade de Bozkurt, na província de Denizli, de acordo com informações da agência para a gestão de desastres e emergências da Turquia.
A agência disse que o terramoto teve uma magnitude preliminar de 6,0 e ocorreu às 14:25 locais (12:25 em Lisboa).
O centro de sismologia de Kandilli, com sede em Istambul, referiu que o terremoto foi menos poderoso, com uma magnitude de 5,7.
A autarca de Bozkurt, Birsen Celik, disse à televisão turca NTV que o terremoto derrubou duas casas na cidade e que os moradores escaparam com ferimentos leves. Várias outras casas ficaram danificadas, apresentando nomeadamente paredes rachadas.
As pessoas correram para as ruas em pânico, disse a autarca, acrescentando que os moradores estavam a ser encorajados a não retornarem às casas danificadas.
Muitas casas também ficaram danificadas na cidade vizinha de Tutluca, mas ninguém ficou ferido, segundo o seu autarca, Hudai Karasahin.
O tremor de terra, entretanto, fez com que o minarete de uma mesquita caísse na aldeia de Agdan.
O terremoto foi sentido nas províncias vizinhas de Antalya, Mugla, Isparta e Burdur, onde as pessoas também saíram das suas casas.
A Turquia é propensa a ser atingida por sismos e, em 1999, um terramoto de magnitude 7,4 matou mais de 17 mil pessoas no noroeste da Turquia.