A estimativa da polícia aponta para entre 5 a 15 vítimas mortais e pelo menos 160 feridos que já receberam tratamento nos hospitais locais.
Corpo do artigo
A explosão ocorrida na quarta-feira numa fábrica de fertilizantes em West, estado norte-americano do Texas, causou um número indeterminado de mortos e cerca de uma centena de feridos, segundo o porta-voz do Departamento de Segurança Pública local.
«Confirmamos que há vítimas mortais», disse hoje D. L. Wilson em conferência de imprensa, acrescentando que o número poderá vir a aumentar durante uma ronda que as autoridades vão efetuar às casas perto da fábrica, para fazer um levantamento dos danos.
Entre cinco e 15 pessoas morreram e mais de 160 ficaram feridas, de acordo com o primeiro balanço oficial, divulgado hoje.
O balanço «de momento é de entre cinco e 15» mortos, anunciou nove horas depois da explosão (perto das 11:00 em Lisboa), o porta-voz da polícia local, sargento Patrick Swanton, acrescentando que os números podem mudar.
Swanton indicou que mais de 160 pessoas deram entrada em três hospitais da região com ferimentos diversos.
Antes, a cadeia local de televisão KWTX e um responsável hospitalar de Waco falaram de 60 a 70 mortos, citando o diretor dos serviços de emergência de West, George Smith.
A explosão ocorreu às 19:50 (01:50 em Lisboa) na fábrica West Fertilizer e foi tão forte que provocou incêndios em vários edifícios nas proximidades.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o abalo provocado pela explosão atingiu uma magnitude 2,1 na escala de Richtere e foi sentido a mais de 70 quilómetros de distância.
O porta-voz do departamento de Segurança Pública do Texas adiantou que a explosão destruiu a fábrica de fertilizantes e afetou inúmeras estruturas nas imediações, entre 50 a 75 casas.
Perto do local da explosão encontram-se alguns estabelecimentos de ensino e um lar de idosos, do qual foram retirados 133 utentes.
O presidente dade câmara de West, Tommy Muska, confirmou que outros cinco ou seis edifícios sofreram danos graves e explicou que as autoridades estão preocupadas com os vapores químicos provenientes da fábrica.
O responsável disse que metade dos 2.800 habitantes de West foi retirada devido ao risco de mais explosões e ao efeito dos gases.
O congressista pelo Texas Bill Flores descartou, em declarações à cadeia de televisão CNN, que na origem da explosão na fábrica de fertilizantes esteja um ato de terrorismo ou sabotagem.
Coincidência macabra
D. L. Wilson disse que os danos são parecidos com a destruição causada por uma bomba que em 1995 destruiu o edifício Federal de Murrah na cidade de Oklahoma, que causou 168 mortos.
Este acidente tem ainda a particularidade de ocorrer dois dias depois do aniversário do maior acidente industrial verificado nos EUA e que matou quase 600 pessoas.
A 16 de abril de 1947, um incêndio deflagrou num navio, ancorado na Baia de Galveston, que transportava nitrato de amónio. O fogo provocou uma série de explosões e novos incêndios.