Primeiros contactos, via telefone, entre a nova primeira-ministra do Reino Unido com Berlim e Paris revelam posições diferentes sobre quando se deve concretizar o Brexit.
Corpo do artigo
Depois da tomada de posse desta terça-feira, a porta-voz da nova líder do Reino Unido explicou à agência de notícias Reuters que Theresa May sublinhou nestes telefonemas com Angela Merkel e François Hollande que está comprometida em avançar com a decisão do povo britanico de sair da União Europeia.
Mas também acrescentou que precisa de "algum tempo" para se preparar para as negociações que espera que corram de uma forma "construtiva" num "espírito positivo".
Do outro lado do telefone, o presidente francês felicitou a nova primeira-ministra britânica, mas reiterou o desejo de que as negociações para a saída da União Europeia decorram "o mais rapidamente possível". É isso que se lê num comunicado da presidência francesa.
Em paralelo, a primeira-ministra inglesa falou também com Hollande sobre a importância de manter a cooperação na área da defesa e segurança, em especial no controlo da fronteira na zona de Calais, onde está situado o maior campo de refugiados de França, muitos deles à espera de tentarem de chegar ao Reino Unido.