Timor-Leste organiza um festival radical para marcar a inauguração da primeira autoestrada do país.
Corpo do artigo
Artes marciais, motocross, parapente, um rali entre Timor-Leste e a Indonésia, música e cultura. São seis dias de um festival que inclui várias atividades radicais para marcar a inauguração da primeira autoestrada de Timor, na região de Suai, a sudoeste da capital, Díli.
Chama-se Suai Extreme e o festival, que decorre de 12 a 17 de novembro, conta juntar milhares de timorenses em atividades realizadas pela primeira vez na história de Timor-Leste.
Além da participação de atletas nacionais e internacionais em várias modalidades, o Suai Extreme quer envolver a comunidade local, com competições desportivas, uma feira alimentar e de café.
A primeira autoestrada de Timor vai ter 150 quilómetros com duas faixas em cada sentido entre as vilas de Suai e Beaço. Os primeiros 30 quilómetros ficam agora concluídos.
A autoestrada faz parte de um projeto de desenvolvimento de toda a costa sul do país que inclui a construção da Base de Apoio de Suai a refinaria de Betano, uma unidade de processamento de Gás Natural Liquefeito, um porto e um gasoduto.
De acordo com as estimativas, a autoestrada já custou 200 milhões de dólares. Estão ainda orçamentados para o primeiro troço 105 milhões de dólares, entre 2018 e 2020.