Polícia confirma morte de atirador. Tiroteio em hospital fez seis mortos na República Checa
Tiroteio aconteceu num hospital da cidade de Ostrava, no nordeste da República Checa.
Corpo do artigo
Um tiroteio no hospital universitário da cidade de Ostrava, na República Checa, fez, esta manhã, seis mortos e três feridos graves. Os eventuais motivos do ataque ainda não são conhecidos.
O suspeito do atentado suicidou-se, no momento em que foi encontrado pela polícia, depois de uma caça ao homem que decorreu durante algumas horas.
"Sabemos quem é o suspeito. Ele é um criminoso perigoso", dizia o diretor de polícia da região, Tomas Kuzel. Momentos depois, as autoridades confirmaram que encontraram o carro do atirador, um homem de 42 anos que detinha uma arma ilegal, e que este disparou sobre si próprio.
A informação do ataque foi inicialmente confirmada pelas autoridades checas, que davam conta da existência de quatro mortos. Mais tarde, o número de vítimas mortais foi elevado para seis, através de uma declaração do ministro da Saúde, Adam Vojtech, a uma rádio checa.
As vítimas mortais eram pessoas que se encontravam na sala de espera do hospital, sobre quem o atirador começou a disparar sem aviso prévio, detalhou o primeiro-ministro checo Andrej Babis.
"Se o atirador tinha algum problema mental, ou se foi algum tipo de vingança, não sabemos. Temos que investigar, deixemos a polícia trabalhar", referiu o primeiro-ministro.
O presidente da República Checa, Milos Zeman, já expressou as mais profundas condolências às famílias das vítimas do tiroteio e agradeceu a todos aqueles ajudaram após o ataque.
1204301757918195712
As autoridades divulgaram, primeiro, uma foto de um alegado suspeito, acompanhada por um apelo à cooperação da população. "Pedimos ao público ajuda para encontrar o provável suspeito. Pedimos também a máxima cautela", lia-se na publicação feita pela polícia checa no Twitter.
No entanto, a polícia veio, mais tarde, declarar que o homem retratado na imagem inicial não era, afinal, o atirador mas, sim, uma testemunha-chave do crime e divulgou uma nova fotografia do real suspeito do atentado.
1204327283496046592
O hospital e o campus da Universidade Técnica de Ostrava foram evacuados. "O plano de emergência foi ativado. As instalações do nosso hospital estão fechadas e a polícia está no local desde o início", afirmou o diretor do Hospital Universitário de Ostrava, citado pela televisão checa CT24.
As aulas na universidade técnica foram canceladas. Também os jardins-de-infância, escolas e lares de idosos foram aconselhados a manterem-se fechados e a tomar medidas extra de segurança.
1204312602878328833
O Ministério do Interior checo foi a primeira fonte oficial a admitir a existência de vários mortos. "Existe uma unidade de intervenção policial regional e uma unidade de implantação rápida. Infelizmente, o ataque causou várias baixas. A intervenção ainda está em andamento, não comentarei mais detalhes. A polícia está fazendo todo o possível para resolver a situação", disse o ministro do Interior, Jan Hamacek.
Notícia atualizada às 11h20