No ano em que se assinala o 100º aniversário do naufrágio do Titanic a TSF relembra, ao longo desta semana, as várias fases da vida do navio considerado na altura como o maior e mais luxuoso do mundo. Hoje relembramos como o Titanic foi construído.
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No dia 31 de março de 1908, os estaleiros Harlland & Wolf, em Belfast, na Irlanda, davam corpo ao que viria a ser o maior e mais rápido navio de passageiros do mundo mas só quatro anos depois, dia 2 de abril de 1912, é que o Titanic estava pronto a viajar.
O navio, que foi também um ícone da exuberância da classe alta da altura, tinha 269 metros de comprimento e atingia uma velocidade máxima de 45 quilómetros por hora. Consumia 728 toneladas de carvão por dia e tinha capacidade para três mil passageiros.
O Titanic foi construído com as mais modernas tecnologias de então tendo, por exemplo, uma divisão com 16 compartimentos estanques para impedir que uma fuga de água pudesse inundar todo o casco, encerrando-se eletricamente em caso de emergência. Este pormenor de construção fez com que se dissesse que o Titanic nunca se iria afundar.
O casco estava completamente feito de placas de aço unidas com três milhões de rebites de aço e ferro.
No projeto inicial estavam previstos 64 botes de salvamento, o que permitia alojar comodamente as três mil pessoas que o navio pudesse vir a transportar, mas esse número foi diminuído para 16 botes e quatro botes desmontáveis, o que foi permitido pela lei inglesa.