Uma semana depois do início dos violentos incêndios em Los Angeles, os moradores vivem "momentos de sobressalto" com a previsão de novos ventos intensos até quarta-feira
Corpo do artigo
A energia eléctrica e a água quente já foram retomadas na casa de Ana Rita Guerra, em Los Angeles. Há uma semana, com os incêndios no condado, a jornalista portuguesa teve de refugiar-se em casa de amigos, mas com a "situação mais calma" a família já regressou a casa. No entanto, em declarações à TSF, Ana Rita Guerra salienta que, com a previsão de novos ventos fortes, estão "todos em alerta", até porque "Los Angeles é uma cidade muito grande e ainda há muito por arder".
Os momentos de sobressalto são constantes. "Ainda não estamos fora de perigo", relata a portuguesa, que tem uma "mala pronta", caso receba ordem de retirada.
No fim-de-semana, as chamas aproximaram-se da área onde Ana Rita Guerra vive com o filho, mas a população tenta retomar a normalidade possível. "As escolas reabriram hoje" (na segunda-feira), embora todos andem de máscara por causa da má qualidade do ar e as "actividades no exterior tenham sido canceladas".
Na mala que tem preparada, Ana Rita guardou roupa, documentos de identificação, algumas fotografias e, seguindo os conselhos das autoridades locais, máscaras, lanternas e pilhas.
"Não há falta de comida nem de roupas. Todos os centros de operações e abrigos estão a abarrotar", descreve para sublinhar a "imensa" solidariedade que tem chegado a Los Angeles.
Nestes dias de inferno, Ana Rita passa o tempo "agarrada ao telemóvel", em busca de informações na aplicação "Watch Duty", que actualiza indicações sobre o avanço das chamas, a velocidade dos ventos ou as estradas afectadas.
Em casa, a jornalista portuguesa está também atenta ao canal de televisão local. Uma semana depois dos incêndios, Ana Rita admite que se sente "mais preparada agora". "Aprendi muito sobre incêndios e sobreviver a incêndios, prevenção. Sei quais são as estradas que devo tomar, para onde hei-de ir, de onde hei-de fugir. Portanto, sinto-me muito, muito mais confiante agora do que estava há uns dias."