O Sul do país, em particular o estado do Mississípi, foi o mais afetado pela passagem do tornado.
Corpo do artigo
Pelo menos seis pessoas morreram na sequência da passagem de vários tornados pelo estado do Mississípi, no sul dos Estados Unidos da América (EUA), levando à declaração do estado de emergência.
"Declaro, esta noite [domingo] o estado de emergência para proteger a saúde e a segurança dos habitantes do Mississípi, na sequência de fortes tornados e trovoadas registados em todo o estado", escreveu Tate Reeves, numa mensagem difundida pela rede social Twitter, na qual garantiu também os residentes que "não estavam sozinhos".
1249506891866279942
"Vamos mobilizar todos os recursos disponíveis para proteger os nossos e os seus bens", acrescentou.
A agência de gestão de emergências no Mississípi afirmou terem sido registados seis mortos, todos na região sul do estado.
"São relatórios preliminares e atualizaremos os dados à medida que forem conhecidas novas informações", indicou o organismo.
De acordo com os meios de comunicação social norte-americanos, os tornados causaram "danos catastróficos".
1249509720211283969
Os serviços meteorológicos dos Estados Unidos emitiram um aviso de emergência, o nível mais alto de alerta para tornados.
As "fortes trovoadas" deverão continuar durante a madrugada no Mississípi e também nos estados do Alabama e da Geórgia.
Os serviços meteorológicos alertaram também para "fortes tornados, ventos destruidores e geadas".
Durante a tarde de domingo, o governador repetiu os alertas meteorológicos, ao mesmo tempo que lembrou aos residentes a necessidade de respeitar as medidas de prevenção contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), caso fosse necessário recorrer aos refúgios públicos.