A "Torre da Liberdade", um dos principais arranha-céus do novo World Trade Center, em Nova Iorque, abre hoje as portas para receber os seus primeiros inquilinos.
Corpo do artigo
Com 104 andares e 542 metros de altura, o edifício número um do World Trade Center domina o horizonte da baía de Manhattan e ocupa o vazio deixado pelas Torres Gémeas, destruídas nos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
[youtube:RDeLzf576vY]
A nova torre foi projetada para representar o orgulho da recuperação da tragédia de Nova Iorque, a torre e a sua agulha têm exatamente 1.776 pés, uma referência ao ano da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América (1776).
Daí o nome patriótico de "Freedom Tower" (Torre da Liberdade) com o qual o edifício foi batizado, apesar de o nome oficial ser "One World Trade Center".
A torre gigante de vidro e aço está edificada junto à cascata em forma cúbica onde se erguiam as Torres Gémeas, e onde se encontra, atualmente, o memorial que recorda as 3.000 pessoas mortas nos ataques de 2001.
O edifício não tem sido isento de problemas e a sua inauguração foi adiada várias vezes, enquanto o seu custo atingiu os 3.900 milhões de dólares norte-americanos.