Gustave Eiffel viveu em Barcelos entre 1875 e 1877. O engenheiro deixou obras em vários pontos do país, antes de construir o monumento pago mais visitado do mundo, a torre Eiffel, que hoje celebra 130 anos.
Corpo do artigo
O engenheiro francês Gustave Eiffel inovou a arquitetura com ferro e levou-a a todo o mundo. Em Portugal há mais de 80 projetos com assinatura Eiffel, sobretudo no norte do país.
TSF\audio\2019\03\noticias\31\ligia_anjos_eiffel_em_portugal_15h
Quando se fala da firma Eiffel "podemos falar da Ponte Dona Maria Pia, no Porto. Podemos falar de uma série de pontes e viadutos no norte, por exemplo, a de Barcelos ou a de Viana do Castelo", descreve o historiador de arte em Paris, Jorge Gonçalves.
No Porto, a firma Gustave Eiffel concebeu e construiu a Ponte Maria Pia. Ainda hoje é possível visitar o seu gabinete no Palácio da Bolsa.
Em 1876, Gustave Eiffel permitiu a ligação ferroviária entre Lisboa e o Porto com a Ponte Maria Pia. Jorge Gonçalves lembra que o problema entre Lisboa e Porto sempre foi "o final do trajeto, como passar o rio Douro".
Numa altura de grande inovação nos transportes, da engenharia industrial e arquitetónica, "a imposição icónica da torre Eiffel fez com que a arquitetura do ferro se pudesse incorporar em todo o mundo e assumir-se esteticamente, algo que na altura criava muito controvérsia".
O engenheiro francês deixou uma presença forte em Portugal e mesmo não tendo projetado essas duas obras encontramos influencias do seu estilo e da sua inovação no Elevador de Santa Justa, em Lisboa, ou na Ponte de D. Luís, no Porto.
A ponte portuense ficou famosa por ter o maior arco em ferro até então construído e foi projetada por um dos melhores engenheiros da firma Eiffel, Théophile Seyrig, que já tinha colaborado com Eiffel na Ponte Maria Pia.
"No Porto é mais interessante porque temos duas pontes, quase lado a lado, Dona Maria Pia e Dom Luís I. As semelhanças são inúmeras, embora a Ponte Dona Maria Pia seja muito mais arrojada por ter um vão muito mais extenso e uma linha arquitetural mais inovadora, sendo a maior da firma Eiffel", conclui o também académico em Paris, Jorge Gonçalves.
Na segunda metade do século XIX, Portugal desenvolveu os caminhos-de-ferro no país. Gustave Eiffel assinou a construção da Ponte rodoferroviária de Viana do Castelo, mas também a Ponte sobre o Coura, em Caminha, os viadutos de Tâmega e Vila Meã na linha do Douro e as pontes de Cávado, Neiva, Lima e Âncora, na linha do Minho.
[Notícia corrigida às 11h45, dia 1 de abril]