A Estonian Air declarou falência depois da Comissão Europeia (CE) ter exigido o reembolso de 91 milhões de euros que o Estado tinha injetado na empresa.
Corpo do artigo
As autoridades estonianas decidiram já criar uma nova companhia para garantir as principais ligações realizadas pela Estonian Air.
"A Estonian Air vai deixar de operar a partir de 08 de novembro", anunciou a transportadora na página na Internet.
Os passageiros que já tenham adquirido bilhetes de avião da transportadora falida poderão usufruir de voos em outras companhias ou pedir o reembolso em dezembro.
"A Estonian Air recebeu várias vezes ajudas públicas ao longo dos cinco últimos anos", afirmou, numa declaração, a comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager.
A decisão da CE, de exigir o reembolso das ajudas estatais, justificou-se por a transportadora não ter apresentado "um plano de reestruturação credível e capaz de garantir a sua viabilidade sem o apoio permanente do Estado", explicou.
"Manter a Estonian Air no mercado artificial não é uma boa utilização do dinheiro dos contribuintes", acrescentou a comissária.
Sempre deficitária desde 2006, a transportadora foi recapitalizada várias vezes, desde 2010, pelo Estado estoniano, que também concedeu à empresa um empréstimo de emergência de 37 milhões de euros, indicou a CE, autoridade fiscalizadora da concorrência na União Europeia (UE).
O Governo anunciou hoje a criação de uma nova companhia controlada pelo Estado, Nordic Aviation Group (NAG), que vai retomar, a partir de domingo, pelo menos oito principais destinos servidos pela Estonian Air.
Em comunicado, o presidente da NAG, Peeter Tohver, disse que a nova companhia não vai ser "um sucessor legal" da Estonian Air.
"As regras da UE são muito duras, por isso vamos começar com uma folha em branco e uma nova equipa", acrescentou.
A NAG não possui frota própria de aviões, nem pessoal, e os voos serão efetuados por contrato com outras transportadoras aéreas.
A transportadora Adria Airways vai fornecer o certificado de operador de voo, a plataforma comercial e o sistema de emissão de bilhetes.
A Estonian Air foi criada logo após a independência da Estónia da antiga União Soviética, em 1991.