O exército russo acusa os rebeldes de violarem as tréguas humanitárias. A TSF ouviu um morador desta região síria que confirma que o cessar-fogo foi quebrado, mas garante que não foram os rebeldes.
Corpo do artigo
A trégua humanitária em Ghouta oriental não durou nem duas horas. Tinha começado às 7h mas, pouco depois, a Rússia acusou os rebeldes de violarem o cessar-fogo, com ataques ao corredor humanitário. Moscovo garante que nenhum civil conseguiu até agora sair da região por causa de ataques intensos ao corredor humanitário.
A Rússia tinha decretado um cessar-fogo diário de cinco horas para fazer chegar ajuda à população que tem estado debaixo de fogo intenso há mais de uma semana. A trégua deveria estar em vigor entre as 7h e o meio-dia, mas não se verificou.
Também o Observatório Sírio dos Direitos Humanos confirma que a trégua foi violada, mas acusa o exército sírio. A organização denuncia ataques aéreos a duas cidades em Ghouta Oriental.
A TSF ouviu um morador em Ghouta que assegura que não houve trégua, mas nega a versão russa de que terão sido os rebeldes a bombardear o corredor humanitário.
Ahmad Kanshour considera que a trégua russa "é uma anedota sem piada".