Trégua Israel-Hamas e libertação de reféns na Faixa de Gaza começa esta sexta-feira
O representante do Governo do Qatar ressalvou que as reuniões decorreram "muito bem" e num "ambiente positivo".
Corpo do artigo
O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar afirmou que a trégua entre Israel e o Hamas terá início às 7h00 (5h00 em Lisboa) de sexta-feira. Os primeiros 13 reféns serão libertados às 16h00 (14h00 em Lisboa).
"Os reféns que pertencem às mesmas famílias serão colocados juntos no mesmo sítio. Obviamente cada dia incluirá um número de civis conforme o acordado, num total de 50 durante os quatro dias. As comunicações que tiveram lugar durante todo o dia de ontem prolongaram-se até ao início da manhã de hoje com os egípcios e as partes em conflito presentes aqui em Doha", explicou Majed al-Ansari, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, durante uma conferência de imprensa em Doha, citado pela Aljazeera.
O representante do Governo do Qatar ressalvou que as reuniões decorreram "muito bem" e num "ambiente positivo".
"O resultado foi, obviamente, o plano de implementação do acordo que sempre dissemos que precisava de ser algo concreto e muito pronto para criar um ambiente seguro para a libertação de reféns", afirmou Majed al-Ansari.
O responsável disse, no entanto, que não pode revelar informações sobre as rotas pelas quais os prisioneiros serão retirados da Faixa de Gaza por "razões de segurança".
"O nosso principal objetivo é a segurança dos reféns. Vamos concentrar-nos em garantir que eles chegam em segurança", disse o representante do Qatar aos jornalistas, acrescentando que vai haver colaboração com a Cruz Vermelha e as partes em conflito.