Três funcionários humanitários franceses, incluindo duas mulheres, foram hoje dados como desaparecidos na região sudeste do Iémen, referiu um responsável dos serviços de segurança locais, admitindo a hipótese de sequestro.
Corpo do artigo
O responsável, citado pela agência noticiosa francesa AFP, referiu que os três elementos foram dados como desaparecidos ao início da tarde, altura em que eram esperados em casa em Seyoun, na província de Hadramout, acrescentado que os telemóveis dos funcionários humanitários estavam desligados.
«O mais provável é terem sido sequestrados», referiu a mesma fonte, que preferiu o anonimato.
«Equipas de segurança foram imediatamente destacadas para iniciar as buscas», acrescentou.
Os três funcionários, que estava no Iémen desde meados de Abril, trabalham para a organização não governamental francesa Triangle Génération Humanitaire, presente no Iémen desde 1998.
Um administrador da ONG, com sede em Lyon, confirmou que os três funcionários são «duas mulheres e um homem com idades na faixa dos 30 anos».
O Ministério dos Negócios Estrangeiros francês confirmou, entretanto, o desaparecimento dos três cidadãos.
O sequestro de cidadãos estrangeiros é muito frequente no Iémen, uma prática regularmente associada às tribos locais que utilizam este meio para pressionar as autoridades e obter as suas reivindicações.
Mais de 200 cidadãos estrangeiros foram sequestrados no país nos últimos 15 anos e a grande maioria foi libertada ilesa.