O ex-primeiro-ministro francês Dominique de Villepin, líder do movimento República Solidária, foi hoje absolvido em recurso no caso Clearstream.
Corpo do artigo
A sentença, proferida pelo Tribunal de Recurso de Paris, abre caminho no campo político a uma possível candidatura de Dominique de Villepin às eleições presidenciais de 2012, segundo a imprensa francesa.
Dominique de Villepin luta desde 2006 pela «limpeza do nome», segundo uma expressão que usou com frequência, no caso Clearstream.
O ex-primeiro-ministro, grande rival político do actual Presidente da República, Nicolas Sarkozy, tinha sido absolvido em primeira instância em 2010.
O Ministério Público pode, no entanto, levar ainda o caso ao Supremo Tribunal francês, e uma decisão definitiva só seria proferida em 2012 ou mesmo 2013.
Dominique de Villepin era acusado de «cumplicidade por abstenção» por não ter impedido a inclusão de nomes, entre eles o de Nicolas Sarkozy, em listas de clientes bancários forjadas com o intuito de incriminar os supostos titulares.