Trump baleado numa orelha em comício na Pensilvânia. Há dois mortos e dois feridos graves
O antigo Presidente dos EUA estava numa ação de campanha quando foram ouvidos disparos, tendo sido de imediato retirado pelos agentes dos serviços secretos. O atirador foi abatido
Corpo do artigo
O antigo Presidente dos EUA e candidato republicano às presidenciais de novembro, Donald Trump, foi retirado do palco de um comício, esta noite, na Pensilvânia após terem sido ouvidos vários disparos.
Imagens divulgadas pelas televisões mostram Donald Trump com sangue na face após ter sido atingido numa orelha. Num comunicado citado pela imprensa norte-americana, lê-se que Trump "está bem" e que foi observado numa unidade média.
"O Presidente Trump agradece aos agentes das forças de segurança e aos paramédicos pela rápida reação a este ato hediondo. Ele está bem e está a ser observado numa unidade local de saúde", lê-se num comunicado do porta-voz do antigo Presidente.
Mais tarde, os serviços secretos norte-americanos informaram que um espectador morreu e dois ficaram feridos com gravidade no tiroteio no comício em Butler, Pensilvânia, em que o ex-presidente Donald Trump foi atingido numa orelha.
Segundo um comunicado dos serviços secretos, que atualiza a informação sobre os acontecimentos, o atirador, que também foi abatido, disparou várias vezes de "um local elevado fora do perímetro do comício".
Segundo a Associated Press, que cita fontes policiais, o tiroteio no comício de Trump está a ser investigado como uma tentativa de assassínio do ex-presidente norte-americano, mas as informações sobre o sucedido são escassas.
O Presidente norte-americano e candidato democrata, Joe Biden, já condenou os acontecimentos de sábado, disse estar aliviado por saber que Donald Trump está "seguro e bem", mas evitou considerar o que aconteceu como uma tentativa de assassínio: "Tenho uma opinião sobre o assunto, mas não tenho informações".
"Não deve haver lugar para este tipo de violência na América", afirmou numa comunicação ao país.
Notícia atualizada no dia 14 de julho às 08h55