
Saul Loeb/AFP
"Parece-me que o povo está a tomar o controlo de algumas cidades, o que ninguém teria acreditado ser possível ainda há algumas semanas. Estamos a acompanhar a situação de muito perto", disse o Presidente norte-americano
"O Irão tem grandes problemas", disse esta sexta-feira o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acerca das manifestações contra o poder que eclodiram no país, causando uma interrupção nacional da internet e uma repressão conduzida pelas autoridades.
"Parece-me que o povo está a tomar o controlo de algumas cidades, o que ninguém teria acreditado ser possível ainda há algumas semanas. Estamos a acompanhar a situação de muito perto", acrescentou o presidente americano.
Na quinta-feira, Trump tinha ameaçado "bater muito forte" no Irão, se as autoridades "começassem a matar os manifestantes".
Novas manifestações ocorreram hoje à noite no Irão, nomeadamente num bairro do noroeste de Teerão, onde um vídeo autenticado pela agência de notícias francesa AFP mostra os manifestantes reunidos apesar do corte nacional de internet e da repressão.
No bairro de Sadatabad, habitantes batiam em panelas e gritavam slogans contra o poder, incluindo "morte a Khamenei", numa referência ao guia supremo Ali Khamenei, enquanto carros buzinavam em sinal de apoio, de acordo com este vídeo.
Outras imagens publicadas nas redes sociais mostravam manifestações semelhantes noutros locais de Teerão, enquanto vídeos divulgados por canais de televisão em persa, sediados no estrangeiro, mostravam muitos manifestantes em Mashhad, no leste do Irão, em Tabriz, no norte, e na cidade sagrada de Qom.
