
Nikki Haley
© Kevin Lamarque/Reuters
Nikki Haley será a próxima embaixadora dos EUA nas Nações Unidas. Apoiante de Marco Rubio, é a primeira mulher a ser nomeada para a administração Trump.
Corpo do artigo
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu a governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, para ser a próxima embaixadora norte-americana junto das Nações Unidas.
Nikki Haley, 44 anos e filha de imigrantes originários da Índia, é uma estrela em ascensão no Partido Republicano.
Nas Primárias, foi apoiante de Marco Rubio e, durante a campanha, criticou várias vezes Donald Trump, em particular pela recusa do presidente eleito em condenar a extrema-direita. Uma crítica que Trump devolveu acusando Haley de ser "muito fraca" no combate à imigração ilegal.
Agora, Donald Trump vem reconhecer o valor da governadora dizendo, num comunicado, que Haley "deu provas ao aproximar pessoas, independentemente da sua origem ou partido político, para adotarem políticas importantes para o bem do seu estado e do nosso país".
"É também uma negociadora reconhecida e temos a intenção de negociar muitos acordos. Será uma grande líder para nos representar na cena mundial", adiantou.
Nikki Haley declarou-se honrada com o convite. "O nosso país enfrenta enormes desafios, a nível doméstico e internacional, e sinto-me honrada por o presidente eleito me ter pedido para integrar a sua equipa e servir o país que amamos enquanto a próxima embaixadora nas Nações Unidas", declarou Haley, segundo o comunicado da equipa do novo presidente republicano.
Primeira mulher a tornar-se governadora da Carolina do Sul e atualmente a mais jovem dos governadores dos Estados Unidos, Nikki Haley vai suceder a Samantha Power como representante dos Estados Unidos na ONU.