Os produtos farmacêuticos “não farão parte” do acordo
Corpo do artigo
O Presidente norte-americano, Donald Trump, assegurou este domingo que a UE não beneficiará de tarifas inferiores a 15% sobre as suas exportações para os Estados Unidos, pouco antes de iniciar conversações cruciais na Escócia com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
“Não”, respondeu o Presidente norte-americano, quando questionado pelos jornalistas sobre esta possibilidade durante uma breve troca de impressões na presença da líder europeia antes do seu encontro. Afirmou também que os produtos farmacêuticos “não farão parte” do acordo.
Trump está reunido com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, para tentar alcançar um acordo de princípio para evitar uma guerra comercial entre as duas partes a partir de 1 de agosto.
O chefe de Estado dos EUA considerou que há 50% de hipóteses de se chegar a um acordo comercial com a UE.
Apenas cinco países firmaram acordos comerciais com Washington: Reino Unido, Vietname, Indonésia, Filipinas e Japão.
As tarifas acordadas por esses Estados superam a taxa de 10% que os Estados Unidos aplicam desde abril à grande maioria dos países, mas ainda assim estão muito abaixo dos níveis com os quais Trump ameaçou, se os Governos não chegassem a um acordo com Washington, que pôs fim ao que ele considera como práticas desleais.
