O Presidente norte-americano aponta que Savaya “foi uma figura-chave” na sua campanha no estado do Michigan, onde “ajudou a alcançar uma participação recorde de eleitores entre os muçulmanos americanos”
Corpo do artigo
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou este domingo a nomeação do empresário Mark Savaya, ligado à indústria da canábis, como novo enviado especial para o Iraque, invocando o seu “profundo conhecimento” da região.
“Tenho o prazer de anunciar que Mark Savaya servirá como enviado especial para a República do Iraque. O seu profundo conhecimento da relação Iraque–Estados Unidos, bem como as suas ligações na região, ajudarão a promover os interesses do povo norte-americano”, escreveu Trump na rede Truth Social.
O Presidente norte-americano recordou ainda que Savaya “foi uma figura-chave” na sua campanha no estado do Michigan, onde “ajudou a alcançar uma participação recorde de eleitores entre os muçulmanos americanos”.
Savaya é proprietário da cadeia de lojas Leaf and Bud e tornou-se conhecido pelo seu apoio público e entusiasta a Trump, tendo organizado eventos pró-governamentais, como a Red Party.
O empresário ganhou notoriedade ao lançar uma campanha publicitária intensiva para promover os seus negócios de canábis, com grandes outdoors espalhados por Detroit, o que motivou críticas e pedidos para que o município impusesse limites a este tipo de publicidade.
A nomeação de Savaya surge num momento em que o Governo de Trump procura reforçar a influência norte-americana no Iraque, país que mantém uma relação estratégica com Washington desde a invasão de 2003.